quarta-feira, 13 de abril de 2016

A responsabilidade de ensinar e aprender - devocional diário 13 Abr

Ouça, meu filho, a instrução de seu pai
e não despreze o ensino de sua mãe.
Eles serão um enfeite para a sua cabeça,
um adorno para o seu pescoço.

Provérbios 1:8-9

A responsabilidade em ensinar e aprender.

Amados, quem já foi selecionado ou participou de um processo de seleção?
Quem já depositou toda a sua confiança em uma explicação dada por um professor? Quem já não investiu um tempo ensinando ou explicando a uma pessoa?
Uma vez, ao participar de um processo para trabalhar, ouvi a seguinte frase: "por trás de cada pessoa que ocupa um posto está aquele que o recebeu e o ensinou". Dai, no primeiro dia de trabalho, fui ansioso para saber como seria o meu orientador.
Ao entrar para o serviço militar, percebi, nas ações dos mais antigos, as mesmas preocupações em relação à seleção, contratação e formação dos novos militares, já que elas trarão consequências importantes para o futuro da instituição. Já mais experiente, em um posto de formador, percebi que aquele aprendiz que nos acompanha por algum tempo talvez se converta mais tarde em uma pessoa chave da nossa instituição.
Na nossa família, não falamos de contratação, mas de pais, que transmitem valores, crenças, costumes, conhecimentos e experiências aos seus filhos.
Não podemos esquecer dos professores, que têm uma participação importante preparação dos jovens para a vida, pois sempre guardamos "aquela frase" que uma professora nos dizia.
Irmãos, o que tenha sido semeado, sempre dará frutos. 
Da mesma maneira, na família de Deus, muitos servos também tiveram, aos seus lados, cristãos experimentados para transmitir-lhes os tesouros da fé. O apóstolo Paulo passou quinze dias na casa de Pedro, seu irmão mais velho na fé; o jovem Davi, quando fugiu, foi refugiar-se com o velho profeta Samuel, Josué cresceu sob as vistas de Moisés.
Amados, como crianças e jovens cristãos, devemos ser humildes e escutar os nossos pais e aqueles que têm mais experiências que nós. Devemos ter comprometimento e à disposição de aprender, em todos os momentos.
Como mais antigos na fé, temos que pensar na responsabilidade nos dada por Deus para orientar aqueles recém convertidos, temos que ser exemplos em nossas ações para aqueles que estão aprendendo e conhecendo a Palavra.
Se somos pais ou levamos alguns anos vivendo no amor de Jesus, preocupemo-nos em transmitir os ensinamentos da Palavra de Deus e a busca da Salvação aos mais jovens.

Que o Espírito Santo nos faça sempre ensináveis e ensinadores da sua Palavra. Que possamos sempre viver no amor de Jesus.
Que Deus abençoe o nosso dia, em nome de Jesus,
Amém 

Related Articles

0 comentários:

Postar um comentário