Liderança de rebanho - devocional diário 04 Abr
Não acompanhe a maioria para fazer o mal. Ao testemunhar num processo, não perverta a justiça para apoiar a maioria.
Êxodo 23:2
Pensem bem nesta advertência de Deus!
As ovelhas de Panurge é uma fábula do francês Francisco Rabelais na na qual as ovelhas seguem a sua líder, aquela que caminha a frente das outras.
Quando a líder do rebanho muda a direção, as demais a seguem instintivamente, independente de onde a cabeça for.
Agrupar-se para fazer o mesmo, ao mesmo tempo, perdendo a individualidade e espírito crítico é atuar como as ovelhas de Panurge.
Aqui fazemos um parênteses pra aqueles que possuem filhos jovens que andam em "rebanho" com outras ovelhas jovens. CUIDADO COM A LIDERANÇA DO REBANHO! SEJA O LÍDER DAS SUAS OVELHAS FAMILIARES. Fecha parênteses.
Voltando ao versículo, uma multidão, influenciada por líderes religiosos, foi a que pediu que Jesus fosse crucificado. No entanto, pouco antes, uma multidão também O havia aclamado em Sua entrada em Jerusalém, retratando o rebanho de Panurge.
Hoje em dia, percebemos que muitas pessoas tentam sempre influenciar as outras. E a norma das sociedades atuais é que os diferentes sejam colocados de lado, sendo assim marginalizados. Então percebemos frequentemente pessoas tentando agir como as demais, de modo a serem bem vistas no grupo. E o pior é que existe uma certa "moda" que muitos considerem Jesus como um homem comum que faz parte da história da humanidade, assim como aqueles que acomodam o cristianismo aos valores distorcidos da sociedade.
Mas irmãos, devemos ter em mente que, se somos cristãos, temos que declarar o Jesus vivo que nos influência e intervém a favor de todos que realmente o aceitam e confiam nEle.
Amados, não vivamos uma falsa segurança, imitando o comportamento da acomodada maioria. Tomemos a decisão pessoal, pois o nosso futuro eterno é muito importante pra que, sem discernimento, deixemos que a incredulidade coletiva e as acomodações do "novo cristianismo" nos governe. Lembremos que Deus convida cada um de nós para voltar-se a Ele e reconhecer quem realmente é Jesus Cristo. E temos que conhecê-lO pessoalmente, e não pelo que as outras pessoa falam. Ainda que hoje em dia seja moda depreciar Ele e sua liderança, um dia prestaremos as contas individualmente, e não em grupo.
Que o Espírito Santo nos faça viver no amor de Jesus!
Que Deus abençoe o nosso dia!
Amém
Amém irmão que Deus continue abençoando vc e toda sua família.
ResponderExcluir