sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Quantos Joãos você ainda vai decapitar? - devocional diário 06 Agosto

Quantos Joãos você ainda vai decapitar?
A palavra do livro de Mateus, capítulo 14, versículo 3, diz assim:
“Pois Herodes havia prendido e amarrado João, colocando-o na prisão por causa de Herodias, mulher de Filipe, seu irmão,”
Amados irmãos, vamos pensar sobre estes versículos abordando o tema: Quantos Joãos você ainda vai decapitar?
Os versículos tratam da passagem em que João Batista contraria e adverte Herodes sobre o seu relacionamento com Herodias, mulher do seu irmão Herodes Felipe.
O que pesou mesmo contra João Batista naquele caso foram a influência que ele exercia sobre o povo e o fato de o tirano ter sido contrariado.
No fundo, João Batista estava tentando alertar o rei sobre um ato que lhe traria consequências gravíssimas, não apenas na questão familiar, mas também lhe traria ruínas no seu poder de rei. Mas o Antipas preferia mascarar a realidade a reconhecer o erro carnal.
Fazendo uma analogia com os dias de hoje e com a nossa vida, faço uma pergunta tá: você exerce tirania sobre alguma área da sua vida? Existe alguém que exerce influência sobre aqueles que estão a sua volta e que o incomodam? Você seria capaz de cortar a cabeça (sentido figurado) de algum amigo que lhe mostra uma ação sua que você não enxerga, mas que pode prejudicá-lo no futuro?
No dia a dia, observamos pessoas falam o que não queremos, mas precisamos escutar; e outras que "decapitam" amigos por não quererem seguir seus conselhos.
Muitas vezes, os conselhos contrariam os nossos pensamentos sobre alguma coisa, e até ficamos tristes com um amigo, no entanto, não podemos subjuga-lo e nos afastar destes, mas sim rever os nossos conceitos, tentar sair da situação e vê-la de fora. Talvez assim possamos enxergar os nossos erros e desfazer algo que pode nos prejudicar no futuro.
E para aqueles que cumprem o papel de João Batista, peçam orientação a Deus sobre como agir em determinadas situações. Lembre-se de que a amizade não quer dizer omissão e nem intromissão. Podemos falar sobre qualquer assunto com os nossos amigos, inclusive repreendê-lo, mas devemos saber como falar as coisas, de modo que não provoquemos a nossa morte da vida dos nossos irmãos. O mais importante nisso tudo é a orientação que Deus pode nos dar.
Enfim, não guardemos rancor daqueles que nos aconselham em nossas vidas. Recebamos os conselhos e levamos orientação a Deus sobre como proceder. E tenhamos um pouco de tato para abordar determinados assuntos com os amigos. Devemos entender que muitas pessoas não estão preparadas para escutar as coisas que podem inicialmente lhes doer os ouvidos. Mas peçamos orientação a Deus para que Espírito Santo possa nos orientar da melhor maneira.

Este foi mais um devocional Viver no amor de Jesus da Família na Fé.

Related Articles

0 comentários:

Postar um comentário