segunda-feira, 11 de abril de 2016

A abundante graça de Deus - devocional diário 12 Abr

A abundante graça de Deus

Graça e paz Irmãos,
Meditaremos hoje a palavra dos livro II de Samuel, capítulo 9 versículos 1 a 3:

“Disse Davi: Resta ainda, porventura, alguém da casa de Saul, para que use eu de bondade para com ele, por amor de Jônatas? Havia um servo na casa de Saul cujo nome era Ziba; chamaram-no que viesse a Davi. Perguntou-lhe o rei: És tu Ziba? Respondeu: Eu mesmo, teu servo. Disse-lhe o rei: Não há ainda alguém da casa de Saul para que use eu da bondade de Deus para com ele? Então, Ziba respondeu ao rei: Ainda há um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés.”
Amados, o versículo acima trata da graça de Deus presente na vida de Mefibosete. O contexto retratava que Davi, 20 anos após a sua aliança com Jônatas, lembra-se que poderia existir alguém da família do amigo para que ele cuidasse.
Mefibosete vivia escondido em Lo-debar porque, ao fugir sob posse da baba, aos 5 anos de idade, é acometido por um acidente e fica aleijado. Ele lá ficou para não ser morto pois o costume de um rei ao assumir o trono era matar a linhagem do rei anterior. Em resumo, nasceu para ser príncipe, mas virou uma pessoa deficiente, abandonada, morando de favor em Lo-debar e em pobreza.
Após a lembrança de sua aliança com Jônatas, Davi o concedeu terras, empregados, dignidade e acesso à mesa do rei todos os dias. Daí percebemos que Mefibosete nada tinha, nada fez e nada merecia, mas foi amado por Davi.
Se estamos aqui é por causa da graça de Deus, se oramos e vemos maravilhas, se recebemos o que não nos faz jus, é por causa da graça. Se fomos perdoados de todos os nossos pecados e se temos garantia de vida eterna pelo sacrifício de Jesus, isto é graça.
Às vezes, sabemos de histórias de gente com desvios graves, que tinha tudo para ser eternamente errante e que, de repente supera todos os obstáculos e se acerta. Pessoas que roubavam,  que se entregavam a paixões erradas, que viviam no pecado, mas que mudaram de vida de forma inacreditável, após experiência com Deus. É a graça!
A Graça é ação de Deus e não do homem. Devemos aceita-la mesmo com as falhas que tivemos em nossas vidas, pois Deus é perdoador.
Assim como aconteceu com Mefibosete, a graça envolve se sentir sentado à mesa com o Pai. E não podemos abrir mão de intimidade com Ele. No entanto, isso não significa isenção de ataques inimigos (Ziba ainda tentou colocar Davi contra Mefibosete).
Ademais, amados, não significa isenção de responsabilidades para com Deus, ou seja, não adianta querer errar se garantindo que será perdoado pelo Senhor. Devemos entender que temos a graça porque nascemos pecadores, e que não podemos ser pecadores porque temos a graça.
Ainda mais importante é entendermos que é melhor ser instrumento da graça do que ser alvo da graça (Davi foi instrumento de Deus enquanto Mefibosete foi alvo da graça de Deus).

Que o Espírito Santo nos faça entender e viver no amor de Jesus e das graças de Deus.
Que Deus abençoe o nosso dia!

Amém

Related Articles

0 comentários:

Postar um comentário